A eutanásia e sua votação - uma carta aos Deputados

The Ignorant Fairy - René Magritte 



Ex.mo Sr. Deputado [NOME],



Chamo-me João Moreira Pires, tenho 30 anos e sou Português, portador do Cartão de Cidadão n.º [---------].

Escrevo a V. Exa. sobre a delicada questão da votação sobre a eutanásia, a realizar na próxima semana.

Enquanto cidadão do Estado Português, acredito que este deve atender às necessidades mais emergentes dos seus constituintes. Como tal, vejo uma importância capital na criação de condições para a proteção e salvaguarda da Vida Humana, particularmente daqueles que se encontram em caso de maior necessidade.

A actual decadência do Serviço Nacional de Saúde muito se deve, em meu entender, à postura cada vez mais economicista e desumanizada dos serviços prestados. A eutanásia é mais um passo nesse rumo destrutivo. É o fim da dor pelo fim da vida, é a demissão do papel cuidador do Estado por um papel de controlo populacional encapotado de misericórdia.

Substancialmente mais relevante, para quem se encontra em situações limite de sofrimento, é o auxílio na busca de um sentido para a Vida e de um alívio para o sofrimento - seja ele físico ou psíquico.

Como tal, fico chocado em ver a tentativa de promoção da cultura da morte demissionária - de Cuidadores, Pacientes e Estado - por oposição à cultura do cuidado humanizante e voltado à reconciliação possível de cada doente com as suas circunstâncias.

Se outros sinais não houvesse disto, a posição conjunta e ecuménica tomada pelas várias Religiões fala por si mesma. Num tempo em que tão frequentemente assistimos a discursos extremados, recebemos um exemplo de superação de diferenças antigas e vincadas, em prol de um Bem comum e maior.

Acredito que a reposta necessária a esta questão passa pela instituição de uma eficaz rede de cuidados paliativos, que auxiliem a vida na chegada do seu fim de forma serena e pacífica, ao invés de forçar o fim, artificial e demissionariamente, por comodismo. Não caiamos na tentação de começar uma limpeza da população em situação de sofrimento para nos demitirmos do apoio a quem de nós precisa.

Peço, por isso, a V. Exa que considere votar contra a legalização da eutanásia e encete trabalhos no sentido de promover o real cuidado de quem mais precisa da ação benevolente do estado, sob a forma do Serviço Nacional de Saúde.

Agradecendo desde já a atenção dispensada,
Despeço-me com toda a consideração,

João Moreira Pires, Português e portador do cartão de cidadão n.º [----------------]

Comentários