Eutanásia - Carta aos Deputados do círculo eleitoral de Lisboa


Lisboa, dia 16 de Maio de 2018

Exmo. Senhor/a Deputado/a
Assembleia da República Portuguesa


Senhor/a Deputado/a,

Chamo-me António Vieira da Cruz, sou portador do cartão do cidadão (--------) e voto em Lisboa. Não tenho o costume de escrever aos senhores deputados que representam o círculo eleitoral onde vivo e trabalho, mas faço-o agora por saber que a Assembleia da República irá debater e votar nos próximos dias uma questão de vida ou de morte: a eutanásia.

Já vivi em países onde a eutanásia está legalizada, como a Bélgica ou o Canadá, mas V.Exa. estará certamente a par do impacto desta práctica nesses países e dos números que confirmam o cenário da slippery slope, a tal “rampa deslizante” que vai afectando cada vez mais vidas dos nossos. Para ilustrar este fenómeno, por exemplo, a Bélgica viu um aumento de 769% de eutanaziados em apenas 10 anos (2003-2013). Vejo o Canadá caminhar na mesma direcção e os números relativos a países como a Holanda, o Luxemburgo e a Suíça são igualmente esclarecedores.

Devemos compreender a dor e o sofrimento dos doentes e idosos, que estão entre os mais vulneráveis da nossa comunidade. A dor e o sofrimento são realidades ligadas, que por vezes se sobrepõem, e é certo que a dor pode despertar sofrimentos e que o sofrimento pode manifestar-se na forma física de dor. No entanto, vejo utilidade em distinguir a dor física de uma doença ou acidente, do sofrimento íntimo de quem perdeu um ente querido ou teve uma desilusão, ou de quem se sente mais só e vulnerável. A eutanásia pode parecer a alguns uma espécie de golpe de misericórdia que acaba com a dor de quem sofre, mas essa visão está errada, profundamente errada.

A eutanásia não é uma solução para a dor e para o sofrimento de um paciente, mas uma resposta que baralha ambos os conceitos e simplesmente tira a vida daquela pessoa, desistindo dela e aumentando o sofrimento a quem cá fica. Bem sei que uma lei é geral e abstracta, mas peço a V.Exa. que por favor tenha em mente aqueles casos que conhece pessoalmente ou com os quais já se deparou. Aquela pessoa em concreto, com nome e cara, com toda uma história de vida, merece o quê de nós? Apoio ou desistência? Alívio ou peso? Esperança ou derrotismo?

Um regresso ao passado?

Situações complexas, como estas, merecem de nós uma reflexão profunda que não é compatível com a resposta simplista da eutanásia. Eu não tenho dúvidas que a resposta que devemos dar a todos os níveis (legal, social, pessoal) tem de ser clara: toda a vida tem dignidade, aliviemos a dor e combatamos o sofrimento com a comprovada eficácia dos cuidados paliativos e o acompanhamento humano a quem mais precisa de nós.

Sinceramente, eu não sei se o Estado é hoje uma entidade de bem. Mas sei que o devia ser. Sejamos!

Agradece a atenção de V.Exa. e envia os melhores cumprimentos,
António Vieira da Cruz, Português, 32 anos.

Comentários