UE | Pontas soltas (vol.1)






Eu, que irei votar antecipadamente no Domingo me confesso: nada vi ou li (ainda) relativamente às eleições europeias.

No entanto, eis o que penso relativamente ao tema UE.

Sou, na globalidade, pró-europa nos seguintes aspectos (utópicos, eu sei. Ainda assim aqui vão eles):

1)  Economicamente, a livre-circulação de pessoas e bens permite aumentar o mercado, estimulando o crescimento das empresas [particularmente importante na comparação com mercados como EUA; China, Rússia, entre outros];

2) A migração pacífica de pessoas em busca de uma vida diferente (não necessariamente melhor) pode ter um impacto social muito relevante. Não se deve descurar o papel da felicidade na economia. Pessoas felizes serão mais produtivas e todos ganhamos com isso.

No entanto, temos de repensar a forma actual da UE:

1) A moeda única deveria ajudar a tornar a economia da UE mais competitiva em todos os países e não só nos países ricos;

2) Os Estados deverão manter a sua independência, nomeadamente na sua política orçamental (no fundo, quem conhece a minha casa melhor do que eu?)

3) Os eurodeputados deveriam defender o interesse nacional e servir de ponte e elo de ligação entre o país e a UE. Não estou a dizer que na teoria não o fazem, mas quantos de nós realmente consegue aferir isto?

4) A política fiscal entre os países membros deveria ser ajustada face à competitividade da economia. Não deveria ser possível existirem vantagens em mudar a sede de uma empresa ou de um banco para outro  Estado membro que não o de origem.


Agora, vamos lá ver os debates aqui dos nossos candidatos.
Estou expectante para ver como se porta o novo partido, a Iniciativa Liberal. Parece-me que já captou bastante gente desgastada com o PSD e o CDS, e que poderá ter um resultado surpreendente. Será que temos um novo partido capaz de mexer com o status quo que existe actualmente ?

Relativamente à Aliança, não tenho tanta certeza que vá surpreender. A falange de apoio é Santanista e não deverá ser (teoricamente) tão vasta como a da Iniciativa Liberal. Para além disso, não se distingue muito bem do PSD.

Quanto aos partidos de esquerda, o único que tem algo a mostrar (e a perder) é o PS. Será que o Governo vai tirar ilações políticas em caso de uma vitória por "poucochinho"?


Comentários